algumas sugestões "livros e filmes".

LIVROS:

· Se o Colégio é um Jogo, Estas são as Regras a Violar


Com linguagem acessível e leve, Se o colégio é um jogo, estas são as regras a violar chega ao Brasil sob o selo da Rocco Jovens Leitores. Com o apoio da filha, também adolescente, a autora formou grupos de discussão com colegas da mesma idade para discutir sonhos, ambições, angústias e medos típicos da geração. Para abordar os assuntos que mais preocupam os jovens, a autora dividiu o livro em dez tópicos - as regras que dão título ao livro - que vão desde "Seu corpo vai mudar" até "A adolescência é o túnel para o seu futuro", passando por "Você colocará em dúvida a autoridade". Dadas as situações, o livro aponta de forma bastante lógica todas as possíveis conseqüências de cada escolha feita, de cada caminho tomado, e fornece listas de perguntas para ajudar os adolescentes a achar suas respostas.



Bullying- Mentes perigosas nas escolas.


Em Bullying - Mentes perigosas nas escolas, a dra. Ana Beatriz faz uma análise profunda sobre um dos tipos de violência cada vez mais noticiado, que precisa com urgência ser combatido. "Além de os bullies - os agressores - escolherem um aluno-alvo que se encontra em franca desigualdade de poder, geralmente este também já apresenta uma baixa autoestima. A prática de bullying agrava o problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentais que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. No exercício diário da minha profissão, e após uma criteriosa investigação do histórico de vida dos pacientes, observo que não somente crianças e adolescentes sofrem com essa prática indecorosa, como também muitos adultos ainda experimentam aflições intensas advindas de uma vida estudantil traumática", .alerta a psiquiatria
.
BULLYING - VAMOS MUDAR DE ATITUDE.



A escola deve ser encarada como um ambiente saudável, onde a criança deve estudar, aprender e fazer amigos. O bullying prejudica esse ambiente.Por isso devemos pensar que colocar apelidos ofensivos, bater, intimidar, não respeitar as diferenças e outros comportamentos violentos entre os colegas trazem dor e sofrimento, prejudicando não só o aprendizado da criança, mas também o seu desenvolvimento. Se queremos uma escola legal e harmônica, devemos rever nosso comportamento perante os outros e assim construir um ambiente de paz que ultrapasse as barreiras da escola.


FILMES





Querido Frankie
Querido Frankie - é uma comovente e reconfortante história sobre a vida de um rapaz de 9 anos, surdo e mudo, que sofre perseguições Frankie, e a sua mãe, Lizzie.
Desde muito pequeno que Frankie se lembra de andar sempre a mudar de casa, na companhia da mãe, e nunca ter visto o pai. Para proteger o filho da verdade, Lizzie inventou uma história para satisfazer a sua curiosidade... Regularmente, escreve-lhe cartas fazendo-se passar por um suposto pai a trabalhar num navio, que anda por terras distantes e exóticas.

Elefante
Choca pela sua secura. o filme narra o ataque que dois estudantes fizeram a uma escola secundária do Oregon, matando dezenas de alunos, com um arsenal de armas automáticas. a questão do bullying é tratada como um detalhe pequeno, mas está lá. concentra-se no ato final, de vingança fria e desapaixonada. o título refere-se à facilidade de ignorar um 'elefante' simbólico na sala, apesar do seu tamanho, mas que está sempre prestes a se