Diga não ao Bullying !


“As maiorias dos atos de bullying ocorrem fora da visão dos adultos, e que grande parte das vítimas não reage ou falam sobre a agressão sofrida”
Lembre-se sempre de que bullying é diferente de uma briga que acontece uma vez, de uma discussão que resulta em violência física. Inclui bater, puxar o cabelo, beliscar, morder, trancar a pessoa em algum lugar.  Estas ações já aparecem com crianças pequenas da Educação Infantil e dos primeiros anos do Fundamental.
Também é bullying físico esconder o material de alguém, rasgar livros e apostilas, jogar seu tênis num lugar inacessível, riscar sua bicicleta.  Destruir os bens de outro é mais uma forma que o bullying acha para mostrar sua força.
Quando as crianças chegam ao Fundamental II e ao Ensino Médio, as ações podem ficar mais violentas e também sexualmente orientadas.  Atos humilhantes como colocar a cabeça de alguém na privada e dar descarga, baixar a calça de um menino ou levantar a saia de uma garota, tornam-se mais comuns.  O comportamento fica mais perigoso porque agora os alunos são mais fortes e maiores. Todos os tipos de bullying são feitos para ferir seus sentimentos.  Mas o bullying físico fere seus sentimentos e seu corpo. 
O bullying verbal é o mais comum, usado tanto por meninos quanto por meninas. São os apelidos, as gozações, a difamação, a critica cruel, telefonemas abusivos, e-mails que intimidam ameaças, fofocas, brincadeiras sobre raças, religião e orientação sexual. É mais fácil de fazer, porque pode ser só sussurrado, de forma que os adultos não escutem. Em geral um grupo se diverte,morre de rir e uma pessoa sofre,se sente humilhada e diminuída e o objetivo de quem faz as brincadeiras é este mesmo,ver o outro sofrer.
A pluralidade racial é uma das principais características da sociedade brasileira. Sabemos que há um tratamento grosseiro, discriminatório, de piadas, apelidos infames que as crianças negras recebem dentro da sala de aula, como ”Pelé”, por exemplo.
O branco discrimina o mulato, que discrimina o negro, os que têm sotaque também sofrem discriminação. As vítimas podem ser negras, orientais, indígenas, brancas, gordas, magras, altas ou baixas.
O bullying emocional Trata-se de um conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente, praticados por um aluno ou um grupo contra outro aluno, causando grande sofrimento e angústia. Tais “brincadeiras”, disfarçadas de um duvidoso senso de humor é usado quando crianças e adolescentes recebem apelidos que ridicularizam, sofrem humilhações, ameaças, intimidação, roubo e agressão moral e física por parte dos colegas.
O cyberbullying é uma pratica que envolve o uso de tecnologia de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um individuo ou grupo com intenção de prejudicar o outro.
O objetivo é tornar as vitimas o alvo de ridicularizarão em fóruns ou postar declarações falsas a fim de humilhar. No ensino médio,as meninas são mais propensas a se envolver em cyberbullying do que os meninos,envergonham,perseguem ou fazem ameaças on-line para os outros.O cyberbullying,via web,pode ser considerado tão prejudicial quanto o bullying tradicional,podendo inclusive levar em casos extremos,ao suicídio.
A prática de cyberbullying, porém, não se limita apenas as crianças, podendo ocorrem também em adultos.
Todo mundo que convive com crianças e jovens sabem como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões, na escola, isso é bastante comum, implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais freqüentes do que o desejado.
A cerca de 15 anos essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam um nome: BULLYING, para este conceito existem três personagens fundamentais:o agressor,a vitima e a platéia.


 “Seja uma pessoa civilizada, diga não ao Bullying, diga não à violência!”